Iluminação de natal: 6 dicas de segurança ao iluminar

Posted by John Doe 09/12/2019 0 Comentários

 

 

 

Faz parte da tradição natalina o uso de luzes para embelezar e iluminar residências, comércio e ruas das cidades no final de ano. A tradicional iluminação de natal caracterizada pelo brilho produzido por lâmpadas coloridas, pisca-pisca, fitas de iluminação, além de outros equipamentos refletores que utilizam energia elétrica são utilizados com intensidade durante essa época. 


Esses produtos produzem efeito incrível na iluminação, mas também podem ser fáceis causadores de incêndios ou circuitos, por isso é importante apostar em equipamentos seguros e verificar as condições de instalação dele.


Confira algumas dicas para realizar com facilidade e segurança a iluminação de natal da sua casa.


1- Verifique a condição das instalações!

 


 

Antes de instalar a iluminação de natal verifique as instalações elétricas do local. Fios desencapados e instalações muito antigas podem causar pequenos ou grandes choques, se necessário procure um responsável para trocar a fiação do local para evitar acidentes na época de festas, mas também o restante do ano.


2- Fique atento com as tomadas sobrecarregadas!

 

Evite fazer muitas ligações em uma única tomada. A sobrecarga causa aquecimento podendo resultar em incêndio se estiverem próximas de objetos inflamáveis como. O uso dos benjamins (“T”) é apenas indicado para equipamentos de baixa potência.  Na hora de planejar a decoração e onde ficará a árvore de natal separe uma tomada apenas para ilumina-la, para evitar sobrecarga. 

 


3- Verifique se os produtos possuem selo Inmetro!

 

Quando comprar a iluminação de natal verifique se possuem o selo do Inmetro. O selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) garante que as luzes e os enfeites que você deseja comprar foram inspecionados. Adquirindo apenas produtos com esse selo, você terá mais segurança no momento da instalação. 


4- Evite instalações em áreas de risco!


Não coloque equipamentos de iluminação em superfícies de metal, pois elas podem conduzir eletricidade. Da mesma forma é bom evitar o contato da iluminação de natal com objetos combustíveis, como:

  • Sofá;

  • Guarda-roupa; 

  • Tecidos;

  • Papéis;

  • Cartolinas.
     

Uma outra boca dica quanto a evitar o contato da iluminação de natal com objetos combustíveis, evite usar velas no ambiente, o que reduz o risco de acidentes com fogo e de incêndios. Vai utilizá-las na decoração? Mantenha-as acesas sempre à vista e protegidas. Lembre-se de apagar todas antes de sair de casa ou dormir.

 

5- Tome cuidado com as instalações externas!

Para que não haja nenhum acidente por causa da iluminação de natal externa da sua casa é necessário ter cuidado com os enfeites conectados à eletricidade. Outra dica importante é, se você vai ligar esses aparelhos em um jardim, com grama e plantas, assegure-se de que não vai causar um incêndio inesperado. E lembre-se das chuvas. Assim que chover, desligue tudo, mesmo se as iluminações forem à prova d'água.

 


6- Opte por iluminação LED!

 

Os produtos em LED têm ganhado cada vez mais espaço no mercado devido aos grandes riscos que as instalações erradas de iluminação de natal podem trazer. As lâmpadas de LED são prontos para decoração, principalmente a externa, possuem acendimento instantâneo, não esquentam e nem sobrecarregam a instalação.

 


As fitas de LED são uma ótima opção para quem quer decorar com estilo e segurança. Além da variação de cores e tons desse produto, eles oferecem 80% de economia.

 


Gostou de saber dicas de segurança ao iluminar a casa neste natal? Curta nossa página no facebook e compartilhe essa informação com outras pessoas.



 

Deixe um Comentário