Aparelhos “inofensivos” que consomem muita energia elétrica

Posted by John Doe 03/01/2020 0 Comentários

Resultado de imagem para aparelhos que consomem mais energia eletrica

 

Se você é daqueles que sempre acha que a conta de luz está chegando com o valor mais alto do que deveria, precisa ficar mais atento. Talvez, você esteja com muitos aparelhos conectados na tomada, sem necessidade.

 

Muitas pessoas pensam que os vilões da conta de luz são apenas o bom e velho ar condicionado, chuveiro e o ferro de passar. Porém, muitas pessoas não sabem que outros aparelhos também podem causar grandes estragos quando o assunto é consumo de energia.

 

Os aparelhos que permanecem no modo ”stand by” podem consumir um alto valor de energia. Mesmo desligados, os eletrônicos e eletrodomésticos puxam carga elétrica para manter suas luzes, timers e outras funções ligadas.

 

Confiram abaixo quais são os aparelhos que parecem inofensivos, mas consomem muita energia elétrica.

 

 

Videogame

 

 

Ter que conectar todos os cabos do vídeo game na hora de jogar  é realmente o leva perder muito tempo. Por essa razão, muitas pessoas acabam deixando o aparelho ligado, mesmo quando não estão jogando.  Porém, o consumo de energia desse tipo de aparelho é alto. Em funcionamento, eles consomem, em média, até 23W por hora e desligados, mas conectados à tomada, eles puxam 1W por hora.

 

 

Notebook

 

 

O notebook é um dos aparelhos mais utilizados no nosso dia a dia. Apesar da sua função recarregável, depois de certo tempo de uso, a bateria do aparelho acaba “viciando”, sendo necessário permanecer na tomada durante o seu tempo de uso. Mesmo que o notebook esteja desligado, o consumo de energia elétrica é muito alto: mais de 15W por hora.

 

 

Telefone sem fio

 

 

Apesar da praticidade, o telefone sem fio consome bastante energia elétrica. Em alguns casos é necessário ter esse tipo de aparelho, mas é preciso estar ciente do aumento nos gastos com energia ao comprar esse telefone. Ao todo, são 3W por hora, durante todo o tempo que ele permanece conectado, mesmo sem estar em operação.

 

 

Microondas

 

 

O Micro-ondas é um aparelho essencial para qualquer residência. Porém deixa-lo ligado sem estar sendo utilizado é um grande erro. Deixar o timer ligado é o suficiente para consumir mais de 3W por hora.

 

 

Carregador de celular

 

 

Quem nunca deixou o carregador do celular conectado na tomada mesmo após desconectar o aparelho? Essa prática, apesar de parecer ser inofensiva, faz total diferença nos números da conta de luz no final do mês. O consumo médio de um carregador é de 0,26W por hora quando não está em uso e de 1W a 5W por hora, mesmo quando um aparelho totalmente carregado está ligado nele.

 

 

Aparelho de som

 

 

Sim, essa é uma “espécie em extinção” entre os aparelhos domésticos, mas tem gente que ainda o utiliza e, claro, o deixa ligado constantemente à tomada. Aliás, se estiver desligado, mas plugado, ele consome até 15 W por hora. Isso faz com que ele consuma até 20% mais energia elétrica se passar uma hora desligado, mas plugado, que se passar uma hora ligado em volume baixo.

 

 

Televisão

 

 

Quem, nesse mundo, desliga a TV da tomada? Ninguém faz isso, mas deveria. Mesmo sem mostrar imagem alguma, se estiver com a luz de stand-by ligada, ela está consumindo energia elétrica por causa de seus painéis de luz, sensores e outros recursos. Só para você saber, ela pode consumir até 3W por hora, mesmo desligada.

 

 

Decodificador de TV a cabo

 

 

E, se ninguém desliga a TV, o que dizer do decodificador da TV a cabo? Embora seja ótimo só ter que pegar o controle na hora de assistir seu programa favorito, se você fizer um esforço a mais e só ligar este aparelho na tomada neste momento, você vai impedir que ele consuma de 6,5 W a 14 W por hora.

 

 

Cafeteira

 

 

Sim, manter seu cafezinho quente custa dinheiro. A cafeteira elétrica, por exemplo, consome 1W por hora só de ficar com o cabo de energia conectado na tomada.

 

A solução? Energia solar. Gerada pelo Sol, ela é uma eletricidade limpa, renovável, não poluente e com um retorno garantido sob o investimento, pois a vida útil do sistema é longa e a manutenção é bem simples. Com ela, você pode economizar até 95% em sua conta mensal.

 

O que isso significa? Que você pode continuar utilizando os seus aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos sem culpa e, ainda, toda essa economia pode ser revertida para outros projetos pessoais e profissionais, mesmo assim, não custa manter os seus aparelhos desligados da tomada quando não estiverem sendo utilizados.

 

 

Gostou de saber quais são os aparelhos que parecem inofensivos, mas consomem muita energia elétrica? Curta nossa página no facebook e compartilhe essa informação com outras pessoas.

Deixe um Comentário