Falta de Energia: Veja como se prevenir

Posted by John Doe 29/05/2018 0 Comentários

Resultado de imagem para falta de energia

 

A falta de energia infelizmente é algo recorrente no nosso dia a dia. Algumas regiões são mais afetadas por esse problema do que outras, mas ninguém está livre de passar pelo o conhecido “apagão” de vez em quando.

 

A oscilação de potencia é a principal causa da falta de energia. Fora isso, as fortes chuvas, instalações indevidas nos cabos dos fornecedores de energia também são causas comuns.

 

O consumo de energia elétrica no Brasil aumentou aproximadamente 53% desde 1995, ultrapassando todos os aumentos da capacidade geradora das concessionárias de energia elétrica do país.

 

A oscilação de potência é muito prejudicial para os equipamentos eletroeletrônicos, pois podem passar a funcionar mal ou até mesmo queimar.

 

Outro problema na hora do apagão é não conseguir encontrar seus pertences. Nesse momento, alguns itens podem salvar a sua vida para não passar aperto. Veja abaixo quais são os 3 itens indispensáveis na falta de energia.

 

 

Luminária de emergência

Luminária de Emergência F-3033

As luminárias de emergência são itens que ajudam muito na falta de energia. A luz de emergência pode ser instalada em casas, condomínios, prédios, empresas, indústrias e em diversas construções, sendo mais usada em ambientes maiores e que recebem maior fluxo de pessoas.

 

A luz de emergência possui uma bateria interna recarregável e, dessa forma, seu sistema de iluminação é acionado automaticamente quando há falta de iluminação elétrica no ambiente.

 

Esse tipo de luminária fica conectada na tomada e com a interrupção de energia, ela acende. As luminárias de emergência normalmente oferecem dois níveis de iluminação – mínimo e máximo.

 

É importante ressaltar que a luminária de emergência também que por ser considerado um equipamento de segurança. A luz de emergência deve ser testada a cada três meses. Para isso é importante saber que:

  • Se entre 2 e 3 meses a luz de emergência não foi usada, é recomendado que você desligue o aparelho da tomada (simulando uma queda de energia) e deixe que a bateria descarregue completamente, até que a luz apague, carregando novamente em seguida.
  • Se a luz foi acionada, providencie o carregamento logo que puder, após a situação de falta de energia.

 

 

Gerador

Resultado de imagem para geradores de energia

O gerador de energia é um equipamento muito utilizado em indústrias, empresas e condomínios para suprir a falta de energia elétrica. Uma das grandes vantagens de ter esse tipo de aparelho no seu condomínio é que ele garante energia elétrica sem interrupções após um blecaute.

 

O gerador também evita que haja queda brusca de energia, o que diminui consideravelmente as chances de danificar os equipamentos eletrônicos.

 

Os geradores de energia apresentam características que convertem a energia mecânica em energia elétrica. Existem quatros tipos de geradores que convertem a energia mecânica em energia elétrica, são eles:

  • Gerador de Corrente Contínua;
  • Gerador de Indução;
  • Gerador Síncrono;
  • Motores Elétricos.

 

 

Lanterna

Resultado de imagem para lanterna

A boa e velha lanterna, que sempre nos acompanha em acampamentos, viagens e não seria diferente no dia que ficamos sem luz. As lanternas cabem na palma das mãos e pode ser guardada em qualquer lugar dentro da sua casa.

 

Com diversos modelos e tamanhos, também podemos encontrar diversas tecnologias tanto nas lâmpadas.

  • Halógena;
  • Krypton;
  • Xeno;
  • LED.

Uma das vantagens desse equipamento é que eles são práticos e econômicos, precisando apenas de bateria ou pilha para funcionar. Além disso, as lanternas são portáteis, ou seja, você pode leva-las para qualquer lugar que você quiser.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe essa experiência com outras pessoas.

Deixe um Comentário