Guia: Escolhendo a luminária ideal

Posted by John Doe 21/05/2018 0 Comentários

Resultado de imagem para luminarias

 

As luminárias são objetos que fazem total a diferença na ambientação de residências. Ainda que pouca gente realmente saiba como usá-las, com uma luminária é possível criar espaços mais aconchegantes e convidativos e também proporcionar mais conforto para um cômodo, adequando-o às condições necessárias para a realização de atividades específicas.

 

A variedade de modelos de luminárias no mercado é enorme. Mas encontrar a luminária perfeita para iluminar e trazer mais estilo para aquele canto escuro da casa pode não ser tão simples assim. Para isso, conheça os tipos de luminária existentes e para quais casos elas são mais indicadas.

 

 

Luminárias de teto

As Luminárias de teto tendem a ser bem versáteis. Elas normalmente carregam a luz central do ambiente ou luzes direcionadas para completar a iluminação do ambiente, e podem ser utilizadas em todos os cômodos. Dentro dessa categoria de luminárias, estão inclusos modelos como:

 

  • Luminárias embutidas – indicadas para quem quer uma iluminação mais sóbria;
  • Plafon - produzem efeito de luz indireta;
  • Lustres - indicados para locais que precisam de iluminação extra;

 

 

Luminária de parede

As luminárias de parede se dividem em arandelas e balizadores. As arandelas são as mais comuns, fixadas na parede em uma altura média e servem para ressaltar o espaço. São ótimas para serem colocadas em corredores e áreas externas.

 

Já os balizadores são luminárias posicionadas próximas ao rodapé ou embutidas ao piso, e destinam-se à orientação de passagens. Além disso, são perfeitas para tornar a iluminação do ambiente mais charmosa.

 

Um cuidado importante é com a distância de instalação dos balizadores que deve ser proporcional ao tamanho da luminária, respeitando o mínimo de 50 cm entre cada foco de luz.

 

As luminárias de parede também podem ser articuladas, possibilitando algum tipo de movimento. Na parede também há a possibilidade de utilizar luzes tipo pisca-piscas como forma de iluminar e trazer charme ao ambiente.

 

 

Luminária de piso

Luminárias de piso podem variar entre as luminárias “coluna” e balizadores, fixos ou não ao piso. Em geral, as luminárias “coluna” ficam ótimas em cantos da sala, do escritório ou do quarto, pois ocupam pouco espaço e iluminam de forma eficiente o ambiente. Já os balizadores ficam bem em áreas externas ou em ambientes em que se deseja criar uma iluminação baixa e verticalizada.

 

 

Luminária de mesa

As luminárias de mesa são peças que transforma completamente o ambiente. Elas podem ser aplicadas em mesas de escritório, mesa de refeição, entre outras opções.  Sua função é iluminar um espaço limitado de uso.

 

 

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus contatos.

Etiquetas: Iluminação

Deixe um Comentário