Iluminação na Decoração – Entenda essa parceria

Posted by John Doe 09/05/2018 0 Comentários

Resultado de imagem para iluminação e decoração

 

A iluminação é parte importantíssima para qualquer decoração de casa. Essa etapa demanda tempo e atenção, tanto no projeto quanto na procura dos itens ideais. Um dos erros mais comuns encontrados no projeto de iluminação é um ambiente demasiadamente iluminado ou então pouco iluminado.

 

A iluminação na decoração precisa ser distribuída adequadamente para o conforto e tranquilidade. A posição do mobiliário deve ser levada em consideração durante a realização de um projeto de iluminação.

 

O projeto de iluminação na decoração deve considerar a praticidade e a estética que se deseja alcançar. Também deve-se ter como foco o espaço e quais os elementos serão valorizados.

 

Abaixo daremos algumas dicas para usar a iluminação na decoração de ambientes.

 

 

Luz natural

 

Resultado de imagem para luz natural

Não há nada melhor do que a luz natural para iluminar ambientes, proporcionando níveis de conforto e bem-estar maravilhosos, além da economia de energia. Busque tirar proveito das diferentes divisões da casa, considerando o equilíbrio perfeito entre luz e cor.

 

O branco é a cor que melhor reflete a luz natural. Entretanto, as cores fortes podem enaltecer as qualidades luminosas da luz do dia.

 

Tente mesclar as cores para criar tons harmônicos e que não ofusquem a visão.

 

 

Luz artificial

Resultado de imagem para luz artificial

 

A iluminação eléctrica pode ser dividida  principalmente em duas opções:

  • Lâmpadas incandescentes que emitem uma luz quente em todas as direções e são utilizadas para a iluminação em geral; 
  • Lâmpadas fluorescentes que emitem uma luz fria, difusa e sem sombras e são utilizadas em locais de atividade mais intensa.
  • Lâmpadas de LED que podem emitir luz quente ou fria e não imitem calor.

 

As lâmpadas incandescentes consomem mais energia e acabam por ser mais baratas do que as fluorescentes, porém duram bem menos.

 

Para as zonas de descanso, prefira as lâmpadas incandescentes pela baixa capacidade de iluminação. Nos locais com muita incidência solar, uma boa opção é colocar lâmpadas de LED que são mais frescas e claras do que as incandescentes e mais aconchegantes do que as fluorescentes.

 

As lâmpadas de tons frescos são perfeitas para uma iluminação forte. Já as lâmpadas de tons quentes beneficiam ambientes com uma iluminação reduzida. A iluminação elétrica é vital para casas que têm pouca luz natural e é a que melhor define as cores presentes na decoração.

 

 

Ilumine as cores

A iluminação precisa combinar com a decoração para harmonizar e não desequilibrar os ambientes criados. Em geral, as cores de uma determinado cômodo são favorecidas pela distribuição de vários pontos de luz. No entanto, as cores beneficiam sempre a iluminação similar ao seu próprio tom.

 

Por exemplo, as cores quentes são realçadas com luzes incandescentes ou de LED que também são aconchegantes, ao contrário do azul ou verde que combinam melhor com as Luzes frias. Para que as cores brilhantes e intensas ganhem ainda mais vida, escolha lâmpadas frias. Na dúvida sobre a cor da parede, escolha a branca, pois essa cor é um excelente refletor de luz e combina muito bem tanto com a luz artificial, como a natural.

 

A luz artificial é perfeita para criar ambientes muito específicos, permitindo realçar um ou outro elemento em particular, como um quadro, uma planta, uma peça de arte ou uma característica arquitetônica. Uma luz apropriada e colocada diretamente por cima vai individualizar a peça, criando um efeito único.

 

 

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos.

Etiquetas: Iluminação

Deixe um Comentário