Conheça os principais modelos de Lâmpadas

Posted by John Doe 03/05/2018 0 Comentários

 

Existe uma grande variedade de modelos de lâmpadas disponíveis no mercado.  Para criar uma iluminação de eficiência e moderna é preciso conhecer as especificações  de cada tipo de lâmpada, bem como as suas vantagens e desvantagens.

Confira abaixo os principais modelos de lâmpadas e descubra qual é a melhor opção para você.

 

 

Lâmpada Incandescente

Esse é um modelo de lâmpada bem tradicional e popular. A lâmpada incandescente é um modelo barato e produz a luz num tom amarelado. Elas geralmente são instaladas em residências e também para complementar a iluminação interna de geladeiras e fogões, podendo ser encontrada em diversas cores.

A principal vantagem das lâmpadas incandescentes são que elas possuem um baixo custo. Já a desvantagem é que ela possui uma eficiência luminosa muito fraca. Além disso, ela consome muita energia. 

Outro ponto que esse tipo de lâmpada deixa a desejar é no seu tempo de vida útil. A lâmpada incandescente costuma durar muito pouco, aproximadamente 1.000 horas, o que equivale a somente 41 dias se ela ficar ligada sem pausa.

No funcionamento desse tipo de lâmpada, a eletricidade passa por um filamento, o deixando quente, para então emitir a luz. Apenas 5% dessa eletricidade vira luz visível. O restante é transformado em calor. Por isso que as lâmpadas incandescentes esquentam o ambiente.

 

 

Lâmpada fluorescente

As lâmpadas fluorescentes quando surgiram foram uma verdadeira revolução para a iluminação de ambientes. Em comparação com a lâmpada incandescente, a fluorescente é 80% mais econômica. 

Um ponto positivo desse tipo e lâmpada é que elas possuem uma grande eficiência luminosa e uma vida útil longa (aproximadamente 10.000 horas).  As lâmpadas fluorescentes também são conhecidas como eletrônicas e são comercializadas nos modelos tubular, compacta não integrada e compacta eletrônica.

A iluminação dessas lâmpadas é composta de cores frias. Elas possuem várias aplicações e podem ser utilizadas em ambientes residenciais ou comerciais.

 

 

Lâmpadas halógena

Esse tipo de lâmpada é bem parecido com as incandescentes, mas oferece uma redução de até 40% no consumo de energia em relação a elas, além de serem mais potentes. Sua vida útil é de aproximadamente 2.000 horas (aproximadamente 83 dias). Um ponto negativo dessa lâmpada é que podem esquentar o ambiente. É comercializada nos modelos palito e dicróica.

As lâmpadas halógenas são indicadaas para quem deseja dar destaque a decoração do ambiente, pois possui posicionamento de luz direcionado, ideal para destacar objetos.

 

 

Lâmpada de LED

E como não poderia ficar de fora, aqui está a queridinha do momento: a Lâmpada de LED. Elas são as mais modernas e econômicas do mercado e proporcionam uma redução de até 90% no consumo de energia. Outra vantagem importante é sua alta durabilidade, com uma vida útil superior a 15.000 horas, um número bem superior aos outros tipos de lâmpadas. 

Sua tecnologia consiste em converter energia elétrica diretamente em luz. Atualmente o preço dessa lâmpada já barateou muito. Ela não esquenta o ambiente e proporciona uma iluminação eficaz, além de ser extremamente versátil e possuir vários formatos e cores. 

 

 

Lâmpada de descarga (HID) 

Esse tipo de lâmpada funciona através da condução de corrente elétrica em um meio gasoso. Os modelos disponíveis para compra são os multivapores metálicos, vapor de sódio, vapor de mercúrio e lâmpadas mistas.

Mesmo que com um tamanho relativamente pequeno e com baixo consumo de energia, a luz emitida é bem brilhante, por isso é indicada para a iluminação de grandes áreas, como vias públicas e fábricas.

 

E você, já conhecia todos esses modelos? Conta pra gente nos comentários!

Etiquetas: lâmpadas

Deixe um Comentário