Lâmpadas de LED: Conheça os principais benefícios

Posted by John Doe 25/04/2018 0 Comentários

Resultado de imagem para iluminação led

 

As lâmpadas de LED são uma ótima opção para quem busca economia na conta de luz. O LED nada mais é do que um diodo emissor de luz (ou Light Emitting Diode). Além de possuir um tamanho bem reduzido em relação às demais lâmpadas, o diodo possui uma taxa de luminosidade realmente boa.

 

Essa diminuição nos gastos é possível, porque ao contrário das lâmpadas incandescentes e fluorescentes, as lâmpadas de LED são muito mais eficientes, pois produzem a mesma quantidade de luz (ou lúmem, para ser mais correto) utilizando bem menos energia. Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética.

 

Outra vantagem das lâmpadas de LED  é a sua vida útil. Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, o LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo assim os custos com eventuais trocas de lâmpadas.

 

 

Tipos de Lâmpada de LED

 

Basicamente existem três tipos de lâmpadas de LED.

 

PAR e AR: Estes modelos são os mais recomendados para substituir as Lâmpadas Halógenas (lâmpadas incandescentes com filamento de tungstênio). Sem a utilização de mercúrio, o produto garante eficiência no gasto de energia e consequente economia no consumo. 

 

Dicróica: Melhor opção para fins decorativos. Também é uma boa escolha para complementar a iluminação das partes internas do espaço em que é utilizada. 

 

Tube: Este modelo é ideal para espaços comerciais. O preço costuma ser mais elevados em comparação as anteriores, mas compensa no design mais facilmente adaptável aos diferentes tipos de ambientes. 

 

 

Consumo de energia

Fazendo um comparativo no consumo energético entre as opções de iluminação, percebe-se que as lâmpadas LED é a opção mais econômica. Uma lâmpada incandescente de 60W, por exemplo, consome a mesma energia que uma luminária LED de apenas 4,5W. Isso representa uma economia de 55,5W a cada hora. 

 

O uso das lâmpadas fluorescentes é um pouco mais econômico se comparado ao das incandescentes, mas, ainda assim, consome em quantidades muito superiores ao gasto energético do LED.

 

 

Custo

Até pouco tempo atrás as lâmpadas de LED costumavam ser um pouco caras, mas atualmente o preço desse tipo de lâmpada já está bem mais em conta, variando de R$6 até R$140.

 

 

Vantagens

Entre as principais vantagens da adoção da iluminação em LED estão os seguintes pontos.

  • 80% de redução no consumo de energia;
  • Não emite radiação UV e não atrai insetos;
  • Vida útil de até 50.000 horas;
  • Forte fluxo luminoso;
  • Não possui reatores;
  • Variedade na temperatura de cor;
  • Não superaquece o ambiente;
  • Não contém metais pesados na composição.

 

 

E você já possui lâmpadas de LED na sua residência? Peça já o seu orçamento!

Deixe um Comentário