A importância da iluminação para escola

Posted by John Doe 28/02/2019 0 Comentários

 

Pensar também no projeto de iluminação para escola é indispensável já que o desempenho dos alunos e a atuação dos professores sofrem influência direta de acordo com o nível de luminosidade dos ambientes. Muitas informações passadas aos alunos vêm de estímulos visuais e por isso, dispor de espaços com iluminação coerente é fundamental para a qualidade do ensino. 


Mas um projeto de qualidade não é sinônimo de instalar lâmpadas fortes em todos os locais, confira algumas dicas e compreenda a importância da iluminação para escola.

 


Influência no aprendizado


Priorizar o conforto dos alunos é a melhor forma de garantir o bom desempenho educacional. Em salas de aula escuras, a atenção dos estudantes tende a ser menor, pois a ausência de luz induz o organismo a produzir hormônio chamado de melatonina, responsável pela diminuição do ritmo biológico. Outros problemas relacionados com a iluminação para escola inadequada são:


• Fadiga;
• Dores de cabeça;
• Irritabilidade nos olhos, que, em longo prazo, pode se tornar uma lesão ocular.

 


Escolha a iluminação de acordo com cada local

 

Escolas têm variados ambientes, como sala de aulas, corredores, bibliotecas, salas de estudo, quadras e áreas de convívio social. Em uma escola, cada local apresenta sua peculiaridade e demanda específica, por isso, o planejamento do projeto de iluminação para escola não pode ser igual para todos os ambientes. 

 


Dentro da sala de aula, por exemplo, a área do quadro negro exige um cuidado especial. Nesse aspecto, é muito importante que exista um bom controle da iluminação e para isso a lâmpada mais indicada é a tubular LED que tem por objetivo reduzir o desconforto visual e também possibilitar uma maior eficiência no aproveitamento do fluxo luminoso. Essa atenção deve garantir a boa percepção visual para alunos que estão em posição mais distante.


Corredores e pátios precisam adaptar a iluminação levando em consideração a altura do pé direito e utilização do local. Já as bibliotecas tendem a se aproximar das soluções oferecidas em sala de aula. Nas quadras o projeto deve combinar a luz natural e artificial, para um melhor desenvolvimento do aluno. 



Otimização da luz natural em uma sala de aula


Sempre que possível a iluminação natural deve ser integrada ao ambiente de ensino, não apenas para melhorar a qualidade visual, mas também para trazer mais energia e vitalidade a todo o ambiente. 


A importância da luz natural na iluminação para escola é possível ser justificada principalmente pela econômica, já que enquanto a iluminação artificial pode representar até 90% do consumo da energia, o aproveitamento da luminosidade solar é capaz de gerar uma economia de 65% a 82% para a escola ao longo do ano.

 


Outro fator importante para aproveitar o uso da luz natural no projeto de iluminação para escola é por ela ser indispensável ao organismo humano, pois ela ajuda a regular, o ritmo circadiano e a produção de hormônios como a melatonina, que induz ao sono e à depressão, sendo os principais benefícios fisiológicos que ela proporciona.


Na área psicológica um dos efeitos positivos é o aumento do interesse pelo lugar, porque a visão humana desenvolveu-se com a luz do sol. Assim, sua constante mudança associada a cores e contrastes no espaço torna o local naturalmente mais estimulante.

 

 

Gostou de saber o que é um dimmer e as vantagens que esse dispositivo de controle de luminosidade em lâmpadas oferece? Curta nossa página no facebook e compartilhe essa informação com outras pessoas.


 

Deixe um Comentário