Dimmer: O que é e para que serve?

Posted by John Doe 20/02/2019 0 Comentários

 

Com o avanço da tecnologia, muitas comodidades têm chegado às residências. Algumas delas, inclusive, incentivam a sustentabilidade e proporcionam maior economia. Um exemplo desse último caso é o dimmer.


Neste texto, explicamos um pouco mais sobre esse dispositivo capaz de regular a iluminação de diversos ambientes, além de apresentar suas principais vantagens e ajudar você a escolher o mais apropriado para as suas necessidades. Confira!


O que é um Dimmer?


Dimmer é dispositivo de controle de luminosidade em lâmpadas que varia gradativamente a quantidade de luz emitida em um ambiente. Ele tem papel determinante na economia de energia, podendo determinar a quantidade de luz usada no decorrer do dia. 


Este dispositivo pode ser utilizado em vários tipos de lâmpadas, como as incandescentes, dicróicas e também em pequenos motores universais, mas não podem ser usado em lâmpadas fluorescentes e nem com motores de indução. 

 


Quais as vantagens de utilizar um Dimmer?

 


Muitas pessoas precisam usar um ambiente para vários propósitos e muitas vezes diferentes atividades exigem diferentes intensidades de luz ambiente. O dimmer é o dispositivo ideal para tornar um mesmo ambiente mais versátil. Entre as principais vantagens do dimmer está:

 

  •  Iluminar de acordo com o uso do ambiente: os dimmers são especialmente utilizados em salas de estar, mas também podem ser úteis em dormitórios e até mesmo em escritórios. Esse dispositivo é uma ótima opção para criar um clima agradável e de acordo com a utilização do ambiente;
  •  Controlar o gasto de energia: o fato de controlar a luminosidade do ambiente permite também a economia de energia. Essa vantagem pode ser interessante tanto para empresas quanto para residências particulares;
  •  Garantir maior comodidade: além de serem instalados como interruptor controlável na parede, os dimmers mais atuais também dispõem de controle remoto.

 


Como escolher um dimmer?

 


No mercado há diferentes tipos de dimmers e um comprado especificamente para lâmpadas incandescentes não pode ser utilizado para as de lâmpadas dicróicas. É necessário escolher o adequado para tipo de lâmpada que o dimmer controlará (se é dicróica ou incandescente), a potência das lâmpadas e também a quantidade de módulos (se é 1 ou 2 módulos).


Os dimmers são capazes de proporcionar diversas vantagens tanto para as residências quanto para os escritórios. Mas além de todas suas vantagens, se for adaptável, opte por usar lâmpada LED no seu dispositivo de controle de luminosidade, já que é a opção mais vantajosa, pois o seu tempo de vida útil é de 25 mil horas, enquanto outras lâmpadas apenas 3 mil horas.

 


Gostou de saber o que é um dimmer e as vantagens que esse dispositivo de controle de luminosidade em lâmpadas oferece? Curta nossa página no facebook e compartilhe essa informação com outras pessoas.


Deixe um Comentário