Poste de iluminação de jardim: valorizando o ambiente

Posted by John Doe 07/02/2019 0 Comentários

 

O poste de iluminação de jardim é usado para iluminação externa e pode ser encontrado em diversos modelos e tamanhos. Geralmente são indicados tanto para a decoração, como também para atender ao quesito de iluminação, logo, é um produto que atende muito bem essas duas necessidades.


Essa luminária deve ser usada em espaços mais amplos, pois ocupa um espaço considerável no ambiente. Também o poste de iluminação de jardim dá mais personalidade ao jardim, por ser um elemento muito marcante. Sua principal função é proporcionar uma luz na quantidade ideal e agradável.

 


Iluminação para jardim que traz valor 


Existe dois principais modelos desta luminária, o poste e o mini poste. O poste de iluminação de jardim é considerado mais clássico e ideal para quem deseja um jardim mais charmoso. Ele é indicado para iluminação geral, de piscina, da entrada da casa e de outras áreas externas residenciais

 


Na hora de comprar o poste de iluminação de jardim procure modelos entre 2 a 3 metros para ficar acima da altura do olho e não ofuscar. Quanto maior a altura, maior o espaçamento entre os postes, menor o número de postes e menor a sensação de aconchego gerada no seu jardim.

 


Já o mini poste é indicado para iluminar passagens e caminhos. Embora não seja indicado propriamente para a iluminação geral, exercem muito bem essa função. Recomenda-se que este poste não passe de 1,40 metros de altura para não ofuscarem a visão.

 


Qual modelo de poste escolher para o jardim?


Existem diversos modelos no mercado, mas em primeiro lugar, é preciso escolher o estilo do jardim, já que esse não é um espaço onde são apenas plantadas algumas flores. Como um ambiente de convivência, ele vai receber uma decoração e mobiliário adequado, então, defina se ele será mais rústico, moderno ou até mesmo minimalista.


Num ambiente rústico, por exemplo, pode ser usados postes de iluminação coloniais. Um jardim moderno conta com elementos de concreto, e um minimalista, forcando em modelos simples sem muitos detalhes. Essa definição vai ajudar a escolher qual o poste de iluminação de jardim ideal para você.

 


Pensando em sustentabilidade


Existem mini poste e poste de iluminação de jardim que são alimentados por luz solar. Neste caso a célula solar fica na parte superior do poste e o seu conceito básico de funcionamento é o mesmo que se utiliza nos satélites, ou seja, durante o dia a luz solar é convertida em eletricidade e armazenada em uma bateria, esta bateria alimenta o poste durante suas horas de funcionamento durante a noite. Tudo muito simples e principalmente sem gastos com o custo da energia. 

 


Mas, antes de comprar o seu poste de iluminação de jardim, você precisa saber algumas informações:

  • Se todos os componentes da nova instalação possuem qualidade e garantida;
  • O que você pretende realçar com as luzes: se serão as plantas, o ambiente ou determinados locais;
  • A iluminação exagerada pode trazer o efeito inverso do esperado, portanto, observe bem o projeto e, sempre que possível, consulte um profissional.

 

Use e abuse do poste de iluminação de jardim. Instale-os em pontos estratégicos para iluminar áreas importantes do seu ambiente externo.

 


Gostou de saber mais sobre o poste de iluminação de jardim? Curta nossa página no facebook e compartilhe essa informação com outras pessoas.

 

Deixe um Comentário