3 dicas para economizar energia no verão

Posted by John Doe 11/01/2019 0 Comentários

3 dicas para economizar energia no verão

 

Com o clima mais quem, o consumo de energia tende a aumentar consideravelmente. Afinal, quem consegue suportar o calor sem ligar o ventilador ou o ar condicionado? Por essa razão, o valor da conta de luz costuma assustar. Para driblar essa situação, os consumidores buscam métodos para economizar energia nos dias mais quentes.

 

Nesse texto, vamos apresentar 3 dicas que vão te ajudar a economizar energia e ainda deixar a casa mais fresca no verão.

 

 

Substitua luzes comuns por luzes de led

Não é novidade para ninguém que as luzes comuns, além de consumirem mais energia, também deixam o ambiente mais quente. As lâmpadas incandescentes possuem um filamento de metal que, quando recebe a energia, emite luz e calor. Sendo que apenas 5% da eletricidade que ela usa vira luz, o restante transforma-se em calor.

 

Já as lâmpadas halógenas possuem gases dentro do bulbo, o que também aquece o equipamento e consequentemente o ambiente, mesmo que seja em proporção menor do que as incandescentes.

 

O mesmo acontece com a lâmpada fluorescente, que apesar de possuir um sistema de funcionamento bem melhor e mais econômico do que as anteriores,  ainda assim aquece e pode deixar o ambiente mais incomodo no calor.

 

Nesse aspecto, as lâmpadas de LED são ideais para o verão por possuírem baixo consumo de energia  e não esquentarem. Apesar do sistema de LED esquentar durante o seu funcionamento, ele não joga o calor para o ambiente por conta do auxílio de dissipadores que têm a capacidade de removê-los. Além do mais, essas lâmpadas possuem alta durabilidade, podendo chegar até 50mil horas de duração.

 

 

Aproveite a luz solar

No verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites demoram para chegar. Além disso, muitas capitais entram no famoso “horário de verão”, no qual adiantamos os relógios em 1 hora do horário padrão. Com a luz solar iluminando até mais tarde, não há necessidade de acender as luzes da casa muito cedo.

 

Aproveite os dias mais longos para fazer tudo o que precisa com a luz natural. É importante também criar o hábito de desligar as luzes dos cômodos desocupados. Agindo assim, você economizará energia, contribuindo para o meio ambiente e para o seu bolso.

 

 

Use o ar condicionado com consciência

O ar condicionado é a salvação das pessoas nos dias de verão. Entretanto, esse aparelho consome bastante energia para poder dar conta do calor. Para usá-lo de forma consciente, esteja atento a alguns detalhes como:

  • Utilizar o equipamento nos ambientes devidamente fechados, com portas e janelas deve estar bem vedadas para evitar sobrecarga.
  • No momento de compra do aparelho, confira atentamente a potência da máquina e se ela está adequada para o tamanho do ambiente que você pretende instalá-la.
  • A manutenção desse tipo de aparelho influencia diretamente no tempo de vida útil e no seu consumo de energia. Por tanto, faça a limpeza do filtro todo o mês e a do aparelho completo a cada 6 ou 8 meses. Assim serão evitados problemas no sistema de funcionamento.

 

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos.

Deixe um Comentário