Iluminação da Sala de TV: Como escolher a ideal?

Posted by John Doe 06/11/2018 0 Comentários


A iluminação da sala de TV tem se tornado muito importante para todo mundo, porque passamos a maior parte do tempo que não estamos trabalhando, assistindo programas. A cada dia os aparelhos ficam mais modernos, mas de nada adianta ter todos os aparelhos de última geração se o ambiente escolhido para aproveitar a TV não estiver preparado. 


A sala de TV deve ser antes de tudo aconchegante, capaz de permitir dedicação exclusiva a filmes, novelas, séries, shows ou ao futebol. Todo o planejamento deve ser feito com a intensão de criar uma atmosfera acolhedora e interessante, conferindo ao espaço uma sensação de bem-estar a todos.  


Levando em consideração o uso específico do cômodo para assistir TV, existem algumas dicas que podem ajudar a montar uma iluminação eficiente e agradável.

 

A iluminação ideal

A iluminação da sala de TV deve ser sutil e ajudar a criar a atmosfera de cinema, mas também deve ser capaz de iluminar totalmente a sala para a limpeza e outras atividades. As opções de iluminação preferidas para uma sala de TV em geral são aquelas que propiciem iluminação difusa. Entre as principais estão:


Luminárias embutidas: Esse modelo de luminária possui uma iluminação que clareia o ambiente de modo geral e uniforme. São indicadas para serem instaladas em tetos de gesso, em forro modular, paredes ou lambris de madeira. 

 


Arandelas de parede: Ela é considerada um elemento de iluminação complementar e tem a função tanto de iluminar quanto para decorar o espaço, uma ótima solução para harmonizar a composição.

 


Fitas de LED: Essa é uma forma prática, rápida e barata de deixar a iluminação mais suave, proporcionando um cômodo mais aconchegante. É possível instala-la atrás da TV ou no painel da TV. 

 

 

Como a TV também tem sua luminosidade, instalar diferentes focos de luz no ambiente é uma boa pedida. Incluir luminárias com lâmpadas amarelas, chamadas quentes, que não cansam a vista, ao lado do sofá também é uma ótima opção para melhorar a iluminação da sala de TV.


Dimmer na sua sala de TV 

 

Para conseguir aproveitar a máxima experiência do espaço, o ideal é ter o controle da iluminação da sala de TV. É indicado instalar um interruptor dimmer no ambiente. 

 


O dimmer é um dispositivo que permite regular a luminosidade em um ambiente. Ele pode ser instalado para o controle de uma única lâmpada, mas também para o de várias delas, o que é muito útil na hora de assistir a televisão. 


Não esqueça o blackout!


Outro detalhe importante é quanto à luz natural. Para controlar essa claridade é importante instalar cortinas que bloqueiam essa iluminação. Assim, você pode assistir aquele cineminha a qualquer hora do dia. Confira alguns motivos para ter um:

  •  A sala de TV fica mais aconchegante;
  • Cria aquele clima de cinema;
  • Bloqueia o reflexo da luz principal na TV;
  • Deixa a sala mais intimista;
  • Garante mais privacidade.



Gostou de saber mais sobre a iluminação da sala de TV? Curta nossa página no facebook e compartilhe essa informação com outras pessoas.

 

Deixe um Comentário