Arandela: Saiba como usar na decoração

Posted by John Doe 30/10/2018 0 Comentários

 

É possível criar vários efeitos de iluminação usando diferentes tipos de luminárias e de lâmpadas.  Uma luminária que combina com qualquer proposta é a arandela. Ela é considerada um elemento de iluminação complementar e tem a função tanto de iluminar quanto para decorar o espaço, uma ótima solução para harmonizar a composição. Saiba como usa-la na decoração da sua casa.

 

O que é uma arandela?

 

Arandela é um tipo de luminária que é fixada na parede, que tem o objetivo de proporcionar aconchego e sofisticação em diversos ambientes. Essa luminária cria efeitos decorativos, pequenas ou grandes, ela marca na decoração do ambiente em que se encontra.

 

Normalmente a intensidade da luz é baixa e a iluminação é indireta, utilizando a própria parede para refletir a luz. Ela possui diversos modelos, cores e tamanhos, mas não deve ser utilizada como única iluminação no total.

 

 

Onde usar?

Em salas

 

 

A utilização da arandela deve ser feita se a intenção não for chamar a atenção para a iluminação em si. É comum a instalação desse tipo de produto apresentar um ar interessante a sala, sendo considerado um jogo de luz para ressaltar determinado espaço.

 

Em Quartos

 

 

Nos quartos a arandela é muito utilizada nas cabeceiras das camas, sobre os criados-mudos, fornecendo uma luz suave e que muitas vezes pode ser usada para leitura. Uma grande vantagem desta escolha é a possibilidade de eliminar o uso de abajures.

 

Em banheiros e lavabos

 

 

A arandela nesses ambientes deixa o ambiente claro, mas não agredindo a visão. Esse modelo de luminária pode ser usado para criar efeitos decorativos, assim como para auxiliar na iluminação funcional do espaço.

 

Em corredores

 

 

Nos corredores esse tipo de luminária, ilumina a passagem e proporciona segurança a quem transita por ele.  A arandela também cria efeitos de iluminação que surpreendem e valorizam a decoração do local, sem poluir o visual.

 

Em jardins

 

 

Nos jardins a arandela cumpre a função de apresentar charme e destaque a pontos visuais específicos. É necessário que os modelos para a área externa sejam de materiais mais resistentes às condições climatéricas.

 

 

Tipos de arandelas:

 

Existe uma variedade de modelos de arandela, seja internas ou externas. A arandela externa é mais resistente à variação de temperatura e as chuvas, já a interna são mais decorativas e não devem ficar na parte externa de uma casa.

 

Os modelos mais tradicionais são as quadradas, mas é possível encontrar com formas redondas, com desenhos infantis, clássicas, com cúpula como um abajur, com cristais como um lustre, arandela similar à saída de emergência, entre outras.  É possível também classifica-las de acordo com a maneira que sua luz ilumina o ambiente:

 

Arandela de luz direta

 

É aquela com uma luz direta, como diz o próprio nome, por serem transparentes. Como por exemplo, as arandelas do tipo tartaruga, muito usadas em áreas externas.

 

Arandela translúcida

 

Um material opaco faz o fechamento da luminária e a luz espalha-se pelo ambiente de maneira suave e confortável. Também é de luz direta.

 

Arandela com cúpula

 

Semelhantes a um abajur, estas arandelas possuem uma cúpula. Dependendo do estilo, podem ser usadas na decoração de espaços retrô ou de ambientes mais formais, como escritórios.

 

Arandela Uplight

 

Jogam a luz para o alto. São perfeitas para iluminar fachadas ou criar iluminação indireta dentro de espaços internos.

 

Arandela Downlight

 

Jogam a luz para baixo, lavando uma parte da parede com um facho de luz. Elas são indicadas para iluminação decorativa.

 

 

Dicas extras:

  • Coloque arandela apenas em lugares onde realmente precisa e evite exageros;
  • Não improvise, use a arandela certa para cada ambiente, especialmente as de áreas externas;
  • No corredor, analise se a quantidade não irá interferir na passagem;
  • Use arandela confeccionada e fixada com materiais de qualidade para que elas não se soltem da parede;
  • Antes de fixá-la, veja onde passam canos e fios para evitar acidentes.

 

 

Gostou de saber mais sobre arandela e como usa-la na decoração? Curta nossa página no facebook e compartilhe essa informação com outras pessoas.

Deixe um Comentário