Lâmpada com filamento de carbono: tudo sobre a queridinha do momento

Posted by John Doe 02/12/2019 0 Comentários

 

Se você gosta de seguir as tendências vai amar conhecer um pouco mais sobre a lâmpada com filamento de carbono. Essas lâmpadas podem ser usadas sozinhas ou em conjunto, basta ter criatividade. Seu tom mais amarelado e sua luz com pouca intensidade deixa o ambiente mais aconchegante, perfeito para locais onde se quer uma luz mais suave, ideal para o relaxamento.


Por se tratar uma peça que se ilumina somente por um filamento, sua intensidade de luz não atinge uma capacidade muito alta, sendo então apenas de uso decorativo. Confira as dicas que selecionamos para você e veja como usar a lâmpada com filamento de carbono na decoração.

 

 

Conhecendo a lâmpada

 

 

Ao olhar para a lâmpada com filamento de carbono você pode logo se lembrar das incandescentes, tanto pela cor como pelo formato do corpo. Esses novos modelos podem ser considerados uma releitura daquelas primeiras lâmpadas criadas por Thomas Edison, no final do século XIX. Com o passar dos anos, os filamentos passaram a ser de tungstênio, que emite mais luz.


Por falar nisso, devemos lembrar que as lâmpadas incandescentes de filamento metálico, como por exemplo as de tungstênio, com potência acima de 40W, estão proibidas. Portanto as lâmpadas de tungstênio ainda permitidas como lâmpadas decorativas são as de potência abaixo de 40W.

 

 

Vantagens de sua utilização

 
Como é uma peça que chama a atenção por si só, não é necessário utilizar difusor ou adornos, apenas um duto para o cabeamento já pode ser o suficiente. Em alguns lugares é possível ver sua utilização com pendentes coloridos, tendo apenas o fio a segurando. Nesses casos o que faz a diferenciação da peça é a forma como ela pode ser instalada.
 
Algumas pessoas usam lustres de braço com as lâmpadas na ponta, por exemplo, mostrando como elas são versáteis. Outra coisa que acontece é utilizar lâmpadas de filamento de carbono com um design diferente. Alguns exemplos das lâmpadas com filamento de carbono são: 
  • voltas verticais; 
  • circulares;
  • formato de corações; 
  • filamentos de LED coloridos.
 Essas lâmpadas possuem vários modelos, você pode escolher a sua preferida.

 
 

 

A lâmpada de filamento de carbono é econômica? 


Como vimos anteriormente, as lâmpadas de filamento de carbono possuem tecnologia similar às lâmpada incandescente, o que quer dizer que ela possui as mesmas características técnicas que o antigo modelo, por vezes condenados no quesito economia de energia se comparadas a outros tipos de lâmpadas.


As lâmpadas incandescentes em geral são consideradas energicamente insuficientes, pois emitem mais calor do que luz. Portanto, é verdade que as lâmpadas de filamento de carbono possuem um alto consumo de energia elétrica. 


Porém, vale lembrar que o objetivo dessa lâmpada não é essencialmente de iluminação, mas sim ser um item decorativo. Se você quer apostar em lâmpadas mais bonitas sem abrir mão da economia energética, uma boa ideia é investir na instalação de um kit de energia solar fotovoltaica para iluminação. 

 

Consumo de energia: lâmpada de filamento de carbono x LED 


Para quem prioriza economizar na conta de luz, existe uma outra opção que pode substituir a lâmpada de filamento de carbono: a lâmpada de filamento de LED.


A lâmpada de filamento de LED é uma boa opção para quem quer gastar pouca energia elétrica, mas não quer abrir mão de um design diferenciado e de criar um ambiente mais aconchegante. 

 


Enquanto a lâmpada de filamento de carbono consome em média 40 Watts, a lâmpada de filamento de LED consome 2 Watts. Uma grande diferença no consumo de energia.


Por conta do seu baixo consumo, a lâmpada de filamento de LED não permite dimerização, o que pode ser ruim para quem deseja regular a intensidade da iluminação. Já a lâmpada de filamento de carbono é dimerizável.

 

 

Como usar a lâmpada com filamento de carbono na decoração

 

 

 A lâmpada com filamento de carbono é a queridinha dos amantes da decoração industrial. Recomendamos que as use em locais que não serão executados trabalhos manuais, já que eles exigem uma iluminação melhor.

 

É possível utilizar a lâmpada com filamento de carbono na sala com a luminária pendente. Já no quarto você pode usar esse modelo de lâmpada para adicionar um toque vintage, deixando se seduzir pela luz suave, uma luminária de cabeceira branca em estilo de plumagem ou um conjunto de duas suspensões vintage pouco iluminadas para um ambiente suave e relaxante.

 

Com cabos de comprimento desigual, ou colocando-os na frente do outro.  Outro uso interessante é investir em luminárias ou abajures que deixem a lâmpada aparecer bem.

 

Na hora de escolher a iluminação para a sua cozinha é possível se inspirar no estilo retrô e utilizar uma luz de pendente de latão que proporcionará um toque agradável, especialmente se você estiver instalando acessórios como puxadores de portas e prateleiras, ou torneiras feitas do mesmo material. Esqueça a prata brilhante, opte por destaques dourados e uma atmosfera festiva e calorosa.

 

 
 
Na hora de escolher a iluminação para a sua cozinha é possível se inspirar no estilo retrô e utilizar uma luz de pendente de latão que proporcionará um toque agradável, especialmente se você estiver instalando acessórios como puxadores de portas e prateleiras, ou torneiras feitas do mesmo material. Esqueça a prata brilhante, opte por destaques dourados e uma atmosfera festiva e calorosa.
 
 
 
Gostou de saber mais sobre a lâmpada com filamento de carbono? Curta nossa página no facebook e compartilhe essa informação com outras pessoas.
 
 
Etiquetas: lâmpada

Deixe um Comentário