Saiba como modernizar o ambiente usando a iluminação de destaque

Posted by John Doe 03/10/2018 0 Comentários

 

A iluminação de destaque, também conhecida como iluminação pontual, é o tipo de iluminação que cria um centro de interesse em um objeto, móvel ou espaços que merecem uma atenção especial. Esse tipo de iluminação é a que se limita a um lugar em particular: uma mesa, uma cabeceira, etc. Trata-se de uma luz suplementar.

 

Direcionar o foco para dois objetos ou um canto e um objeto ao mesmo tempo é uma boa maneira de fazer do ambiente um local agradável. Com a ajuda desta iluminação, podemos modelar volumes e criar sombras, que são dois aspectos muito atrativos da iluminação de destaque em interiores.

 

Confira como modernizar o ambiente usando a iluminação de destaque!

 

Os tipos de iluminação de destaque

 

Destaque-dirigida - A iluminação de destaque dirigida acentua, enfatiza objetos, superfícies ou elementos arquitetônicos. Por isso, é ideal para iluminar fachadas ou áreas grandes de paisagismo. Luz em destaque posicionada próxima à superfície resultará em paredes ou cortinas iluminadas.

 

 

Destaque-dirigida simétrica - O uso de projetores simétricos permite uma luz mais homogênea na parede.  A luz simétrica também pode ser dirigida por meio do uso de luminárias de embutir e spots.

 

 

Destaque-dirigida assimétrica - Além de destacar objetos como quadros, define os espaços verticais e amplia o ambiente. Coloca-se destaque em determinados aspectos do anterior, como um objeto ou uma superfície. Geralmente é obtido com o uso de spots.

 

 

Vantagens e desvantagens dos spots

Os spots são muito indicados para garantir iluminação de destaque. Entre as principais vantagens presentes nos spots estão a versatilidade em que a peça pode oferecer de destaque ou aconchego de acordo com o espaço, praticidade na instalação nos mais diversos ambientes e formato neutro que não afeta os outros objetos de decoração do local.

 

É indicado utilizar os spots, por exemplo junto à iluminação da cozinha, em cima de bancadas para facilitar o desempenho de atividades, para serem instalados ao redor do espaço para garantir sensação de aconchego e também para destacar algo.  

 

 

Vale ressaltar, que os spots não iluminam o ambiente inteiro. Eles são feitos para dar foco em determinados pontos e por isso, precisam ser acompanhados de outras peças de iluminação para deixar o ambiente todo em harmonia.

 

Quer apostar na iluminação de destaque? Antes de colocar a mão na massa atente-se a essas ultimas dicas:

 

  • Preste atenção na abertura do feixe de luz e na potência da lâmpada que você irá utilizar. São esses fatores que irão determinar se um ou mais objetos serão iluminados;
  • No caso dos quadros a luz não deve valorizar a moldura e sim a tela. Isso evita a formação de sombras inconvenientes;
  • O ideal é posicionar o ponto de luz em um ângulo de 30 graus em relação ao objeto que se pretende destacar.

 

 

Gostou de saber mais sobre iluminação de destaque? Curta nossa página no facebook e compartilhe essa informação com outras pessoas.

Deixe um Comentário