Iluminação em bares e restaurantes: Veja como aplicar

Posted by John Doe 04/07/2018 0 Comentários

Resultado de imagem para Iluminação para Bares e Restaurantes

 

Em bares e restaurantes, as sensações causadas pelas luzes são importantíssimas. Seja para criar um clima ou para destacar tanto um prato, as luzes servem para dar o toque extra no seu empreendimento.

 

Em recente pesquisa sobre comportamento e bem-estar em restaurantes e bares, revelou que grande parte dos clientes desse tipo de estabelecimento vão embora de um ambiente que está mal projetado em iluminação. O desconforto de luz e espaço é algo inconsciente, mas altamente reativo.

 

Visibilidade e ambientação são as palavras quando nós falamos de iluminação em restaurantes e bares, o fato de iluminar um prato ou uma bebida que vem em destaque como apresentação para o cliente importa muito, e gera um valor associado diferente.

 

A iluminação em bares e restaurantes pode criar identidade e destacar a sua marca na mente dos consumidores. As luzes alteram as percepções de formas, materiais, cores e proporção, a partir das diferenças das tonalidades e intensidades da luz e sua distribuição.

 

Esses efeitos são criados a partir de um uso adequado de luminárias, lâmpadas e posições de instalação.

 

 

Técnicas de iluminação

Entre as principais funções da iluminação em bares e restaurantes estão:

 

Destacar: Os seres humanos são fototrópicos, atraídos pela luz. A iluminação correta ajuda a definir um foco, reforçar uma organização de espaço e estimular a organização.

 

Separar: Estabelecer vários ambientes em um mesmo espaço é uma das possibilidades da iluminação. Os espaços possuem uma mesma característica, mas se tiver uma iluminação diferente em cada ponto, eles serão diferenciados.

 

Conectar: Liga espaços através de uma similaridade de tratamento de iluminação de um local para o outro, de maneira que mesmo separados ainda tem uma linguagem parecida.

 

 

Luz e Espaço

Uma luz muito difusa e a ausência de formulas deixam todos os objetos com aparência plana e sem definição de formas.

 

O contrário acontece com combinação de luz e sombras. Tanto a sombra quanto a luz também deve ser planejada adequadamente para cada ambiente, pois as qualidades junto ao contraste formam as características do projeto.

 

Ambas as sensações como de bem-estar ou de desconforto podem existir em relação a luz e espaço. Os clientes tendem a falar mas baixo em locais com luzes baixas e falar mais alto em ambientes de maior claridade.

 

Caso você esteja pensando em ter um bar ou restaurante, lembre-se que iluminação nem sempre tem haver com custos, e também que é um meio de investimento, sendo assim esse investimento se torna de grande sabedoria, hoje em 2017 quem tem um restaurante ou bar que tenha uma iluminação com conceito, tem sim um publico alvo diferenciado e uma projeção ao sucesso pois tem um diferencial para o cliente.

 

 

Quer adquirir lâmpadas de qualidade para o seu estabelecimento? Clique aqui e peça seu orçamento seu compromisso.

Compartilhe essa dica com seus amigos!

Deixe um Comentário