Descubra a altura ideal para luminária pendente

Posted by John Doe 12/04/2019 0 Comentários

Resultado de imagem para luminária pendente

 

Como você sabe, a iluminação é muito importante para qualquer ambiente. O uso do pendente além de auxiliar na iluminação, trás um design diferenciado para a decoração da casa. A luminária pendente cumpre o papel de ser funcional e ao mesmo tempo decorativa, tudo isso com um excelente acabamento.
 
Essa luminária pode ser composta de diversos materiais, como bronze, aço inox e madeira, por exemplo. A luminária pendente pode ser disposta em qualquer cômodo da casa, sobre mesas, escrivaninhas, penteadeiras e também pode ser utilizada em escritórios, bares e restaurante, sendo a escolha perfeita para espaços gourmet.
 
Porém ao colocar essa luminária no ambiente, surge uma grande dúvida que pode influenciar totalmente a funcionalidade desse produto. Qual a melhor altura para pendurar a luminária pendente? Nesse artigo você vai aprender a definir a altura ideal para luminária pendente!
 
 
Qual a altura ideal da luminária pendente para cada cômodo da casa?
 
Ter um bom projeto de iluminação faz total diferença nos cômodos e uma simples modificação nos pontos de luz pode valorizar muito qualquer ambiente. Veja qual a altura indicada da luminária pendente em cada cômodo da casa.
 
 
Quartos
 
As luminárias pendentes para quartos ficam melhores quando instaladas ao lado da cama. Além de conferir charme, facilitam a criação de um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo bem iluminado.
 
A luminária pendente ao lado da cama deve ser instalada acima do criado-mudo, mesa lateral ou penteadeira. Assim o espaço destinado a eles fica restrito pelo piso, para que ninguém acidentalmente bata a cabeça.
 
 
A altura das luminárias pendentes para quartos podem variar, mas, em geral, o pendente deve ser instalado de 60 cm a 90 cm acima da mesa lateral ou criado-mudo. As lâmpadas não devem ser muito fortes, para isso a própria cúpula pode servir para deixar a iluminação mais difusa, que é o ideal para não ofuscar a visão.
 
 
Sala de jantar
 
A luminária pendente é ideal para uma boa iluminação na sala de jantar, pois deixa o ambiente charmoso e sofisticado. A altura para o pendente nesse ambiente deve ser:
 
  • Altura entre a mesa e a luminária: de 75 a 90 cm;
  • Tamanho ideal da luminária pendente: Para uma mesa de 1,8 m, o ideal é a altura de o lustre ser de 90cm;
  • Composição: para uma mesa de 3 metros, o ideal é uma luminária de 1,2 m.
 
É preciso ter cuidado com a proporção do pendente e da mesa da sala de jantar. Uma dica é que em mesas retangulares é indicado escolher o pendente mais horizontal, já em mesas redondas é indicado o uso do pendente redondo. 
 
Mas pensando na mesa quadrada a harmonia do ambiente se completa tanto com a escolha do pendente em modelo redondo quanto em modelo quadrado, sendo assim a mesa mais fácil na hora de pensar na composição da decoração da sala de jantar.  
 
 
Sala de estar
 
 
Para a sala de estar, a luminária pendente é excelente para criar iluminação concentrada, substituindo os abajures. A distância ideal entre a cúpula e o tampo da mesa de centro é de 150 cm a 170 cm, para que não acabe ocorrendo um bloqueio visual para quem estiver sentado próximo.
 
 
Lavabos 
 
O uso da luminária pendente na área do banheiro tem se intensificado. Normalmente o modelo para o uso no lavado é menor e montado geralmente de cristal ou tecido. 
 
 
O uso dessa luminária permite infinitas possibilidades de combinações com a decoração do local, mas normalmente ela é indicada para ser instalada na lateral da cuba com a altura ideal de 20cm a 40cm, para assim dar espaço às pessoas, visando não esbarrarem na peça. 
 
Cozinha
 
A luminária pendente para cozinha sempre é uma ótima pedida. Para a mesa de refeições é importante considerar a mesma distância usada para a sala de jantar, de 75 a 90 cm. A luminária pendente também fica ótima sobre as bancadas, cuja altura deve ser entre 70 cm e 100 cm.
 
 
Outra dica importante para este tipo de decoração é sempre usar lâmpadas de led, porque são econômicas, não esquentam, possuem uma vida útil bem maior do que as outras, além de serem mais elegantes.
 
 
Como usar a luminária pendente no escritório
 
Escritório
 
A luminária pendente é o artigo ideal para quem busca aliar apelo estético e funcionalidade ao reformar ou decorar ambientes corporativosA utilização da luminária pendente no escritório proporciona uma excelente fonte de luz focada que facilita na execução das tarefas do dia a dia e que exigem um esforço visual intenso. 
 
 
O local mais indicado para a luminária pendente neste ambiente é na bancada ou mesa de trabalho e a altura ideal é deve ser de 75 a 90 cm. A luminária pendente é uma excelente substituta para as luminárias de chão, já que ocupa menos espaço e de um modo geral, qualquer tipo de pendente pode ser utilizado para a iluminação do escritório, basta apenas escolher o que mais combina com o ambiente. 
 
 
 
Por que usar a luminária pendente em restaurantes e bares?
 
Restaurantes e bares 
 
Os bares e restaurantes são os lugares em que você pode usar a luminária pendente de todas as formas já citadas aqui. Nas mesas grandes e retangulares, onde há espaço para várias pessoas, é indicado usar pendentes redondos, pois além de um design moderno, a luminária pendente trás ao ambiente um ar de sofisticação e elegância. A altura ideal entre a mesa e a luminária deve ser entre 75 a 90 cm.
 
 
 
 
Você ainda pode usar a luminária pendente nas bancadas de drinks ou refeições, sendo a mesma altura da mesa a ser respeitada entre a bancada e o pendente. O pendente é um elemento decorativo versátil e eficiente capaz de incrementar o apelo visual do seu ambiente.
 
Essa luminária pode ser utilizada como uma fonte de luz principal ou secundária na iluminação do seu restaurante ou bar. Quando utilizada em combinação com outras fontes de iluminação, a luminária pendente ajuda a tornar o seu ambiente mais agradável criando uma atmosfera de acolhimento aos clientes. 
 
 
 
Quer deixar sua casa mais iluminada? Clique aqui e saiba como. 
 
Gostou desse artigo? Curta nossa página no facebook e compartilhe essa informação com outras pessoas.
 
 
 
 
 
 

Deixe um Comentário